O Fora de Jogo começou em Janeiro com criatividade, boa vontade e muita gargalhada à mistura. Já viram de certo os cartazes aqui nas nossas instalações e mesmo publicações anteriores que temos feito, já perceberam que é um programa de apoio escolar, mas o seu verdadeiro porquê, e o que move o programa é que é verdadeiramente importante e isso é fácil de encontrar - o que é veradadeiramente importante são eles, os nossos e vossos meninos e meninas de hoje que serão os adultos do amanhã!
Toda a nossa sociedade está em alta rotação, os níveis de stress ( mesmo nos pequenotes ) é cada vez mais elevado, o tempo é cada vez menos e isto são apenas alguns dos problemas que cada família do SCM enfrenta diáriamente. Tudo isto acaba por se reflectir nos nossos filhos, quer queiramos admitir ou não, e uma das mais verdadeiras realidades que encontramos é a infeliz equação de tempo livre = tempo/apoio com filho. Partindo deste princípio, juntando os preços muitas vezes impensáveis que são praticados em programas de apoio escolar, uma pitada de falta de orientação que pode mesmo originar junto das escolas - criou-se o cocktail perfeito para nascer a ideia do que seria o Fora de Jogo.
Quando algum dos nossos atletas/alunos necessitam de ajuda a elaborar algum trabalho escolar, ou pesquisar outro, estamos cá. Com o decorrer do programa, pequenas evidências tem saltado á vista que com a ajudar preciosa dos nossos orientadores, vão se corrigindo. Damos muitas vezes conta que coisas simples como uma pesquisa - parece simples googlar - para alguns jovens não é assim tão linear quanto isso, por vezes não sabendo ao certo por onde começar, como anotar, como buscar no fundo o que realmente necessitam, na maioria dos casos a caixa de pesquisa do motor de busca parece que vira animal feroz e se tocar numa tecla...Ai!
Nesta fase não somos professores, nem explicadores - somos Orientadores. Independentemente do tema a trabalhar que o atleta/alino nos traga - quando não é do nosso conhecimento aprendemos com eles - estamos cá para auxiliar nas pesquisas, no juntar da informação, resumir, buscar, criar e montar o trabalho final. Os trabalhos são feitos por eles desde o ínicio ao fim, nas suas palavras, e com o seu próprio estilo - é vital que isto aconteça porque é precisamente assim que rapidamente descobrem que afinal sabem, que afinal não é dificil, que afinal conseguem!
Todo este trabalho é feito com carinho, determinação e a custo zero, contamos apenas com uma contribuição simbólica para a longo prazo conseguir criar estas condições de uma forma permanente para os nosso alunos/atletas - com a criação de um espaço próprio para estudo.
Contamos neste momento com a colaboração de duas orientadoras, apesar de irmos conseguindo conciliar este programa com os horários dos atletas/alunos, a colaboração da nossa nova orientadora foi ouro sobre azul - a nossa querida Joana Freitas Vieira - que às Terças e Quintas está Fora de Jogo das 21h00 ás 22h00, conseguindo assim apoiar quem tem dificuldade com os horários diurnos - que por vezes entram em conflicto com o próprio horário escolar.
Para combinar melhor com as orientadoras podem nos contactar por mail, por mensagem para o Facebook do clube, podem pedir mais informações também na secretaria ou junto dos coordenadores de escalão.