Buscar
  • João Santos - Treinador Júniores D / Sub - 13

Compreender o treinador


Dimensões do jogo/treino - Parte 1

Começo este artigo por agradecer o convite para escrever para o site do nosso clube e pedir desculpa por não ir “falar” do que a levou a convidar-me para o fazer. Era suposto falar aqui sobre o que tem acontecido nos últimos jogos no qual nos sentimos em todos eles injustiçados pelas arbitragens e pela forma pouco profissional e pedagógica como estes senhores se dirigem a crianças que não mais fazem que “tentar” jogar futebol.

Mas sobre isso pouco ou nada mais há a falar, pois eu enquanto treinador tento incutir nos meus jogadores que no jogo existem variáveis que controlamos (tais como a nossa maneira de jogar) e outras que não (como é o caso de decisões de arbitragem) e é sobre as que controlamos que temos de nos concentrar, sobre a arbitragem é como outra qualquer profissão onde há bons e maus profissionais e gente bem e mal formada e vamos continuar a ter o desprazer de partilhar o espaço de jogo com gente menos competente, como tal prefiro que hoje tentem compreender pelo que passa um treinador para tentar abranger no seu trabalho todas essas condicionantes, “controláveis”, para isso e porque o texto ainda é extenso vai ser dividido em 4 partes, para dessa forma a compreensão ser mais fácil e não tão massivo a nível da informação.

Posto isto vamos então abordar a 1ª parte destas minha intervenção no site, começando por dizer que 90% de nós treinadores trabalhamos em clubes de menor dimensão e temos de ser muito mais que treinadores, sem que isso passe para o exterior somos preparadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas, mas acima de tudo e quando estamos com crianças temos de falar a sua língua e ser amigos, antes de sermos treinadores, pois só se recebermos a sua confiança vamos receber a sua atenção e eles irão estar dispostos a receber os nossos ensinamentos e conselhos, pois de bola eles vão ouvir muita gente a falar, mas de futebol e a maneira de estar e o que fazer no campo tem de vir de nós treinadores.

Conseguindo estabelecer esta ligação vamos então poder entrar naquilo que é o treino e este assenta em 4 dimensões: TÉCNICA, TÁCTICA, FÍSICA e PSICOLÓGICA/MENTAL.

1. DIMENSÃO TÉCNICA:

Quando estamos a trabalhar com crianças a primeira fase a trabalhar te a ver com a técnica individual de cada jogador, nesta fase temos de trabalhar o desenvolvimento motor, e aqui não se enquadra apenas o relacionamento com a bola, mas também aspectos mais básicos da evolução/crescimento da criança, como técnica de corrida e equilíbrio do corpo e com isto ir fazendo também a introdução da relação com a bola como domínio e controlo bem como o passe e recepção.

Este é o trabalho que deve servir de base para a evolução de qualquer equipa, é essencialmente desenvolvida com crianças com idades mais baixas (entre os 3 e os 8 anos), e onde na minha opinião não deveria existir uma especialização tão vincada para o futebol, mas sim a oportunidade de experimentar e vivenciar outras actividades/modalidades desportivas para um melhor desenvolvimento da actividade motora. Após o domínio aceitável destas variantes, podemos então avançar para a fase seguinte.

1. DIMENSÃO TÁCTICA:

(Parte 1) Esta é a mais abrangente de tudo aquilo que pretendemos de uma equipa, mas mais uma vez e como em tudo na vida, para se chegar a um todo temos de juntar as peças mais pequenas e para que esse todo resulte é necessário que cada individuo/jogador conheça e reconheça as suas missões no jogo bem como as dos seus colegas.

A DIMENSÃO TÁCTICA tem a ver com a correcta interpretação e execução do modelo de jogo em campo por parte dos jogadores e é aqui que começa a complicar, para a maioria das pessoas que acompanham o futebol quando se fala de táctica pensam em 4-3-3, 4-4-2 ou outras, mas a DIMENSÃO TÁCTICA vai muito mais além disso. Desde logo e para começar existem 8 PRINCÍPIOS de jogo que são digamos as “regras” básicas para quem quer começar a jogar e perceber o futebol.

São 4 DEFENSIVOS e 4 OFENSIVOS e sobre eles irei falar na 2ª publicação deste texto.

Saudações desportivas!

FORÇA MOTEZELO!!!


0 visualização
Morgado & Cª. S.A.
Razão de Mudança
Talho do Povo
Gondodoce
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now